Pesquisa Avançada

NAVEGUE PELO ACERVO DO CONSELHO DELIBERATIVO

Ano: Documento:
Palavras-chave:
 

Evento

I Ciclo de Debates Sudene - Revisitando o pensamento de Celso Furtado 18 Set 2014

A primeira edição do Ciclo de Debates Sudene, realizada no dia 18 de setembro de 2014, no Edf. Sudene, no Recife (PE), teve como tema "Revisitando o pensamento de Celso Furtado". O paraibano Celso Furtado, falecido há dez anos, foi um dos principais economistas brasileiros, e um dos responsáveis pela condução do processo de reconhecimento político, social e econômico da questão regional brasileira e da inserção do tema na agenda de governo e no centro do debate nacional, a partir da década de 1950, o que culminaria na criação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), instituição da qual foi o primeiro superintendente.

DEBATEDORES:

Rosa Freire d’Aguiar é jornalista, editora e presidente do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento. Ela foi companheira de Celso Furtado por 26 anos e é a responsável por seu acervo, sendo a criadora e diretora da coleção Arquivos Celso Furtado, pela qual já publicou seis livros, entre eles um dedicado a “O Nordeste e a Saga da Sudene”.

Ricardo Santiago é professor do Departamento de Sociologia da UFPE desde 1997. Possui graduação em Ciências Sociais (1985-1988) e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1989-1991). Atualmente, vem estudando o pensamento social brasileiro e latino-americano, com ênfase nas teorias da dependência e no pensamento de Celso Furtado. É doutorando do Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS) da UFPE.

MEDIADOR:

Marcos Costa Lima, responsável pela mediação do debate, é coordenador científico do Procondel e professor adjunto do Departamento de Ciência Política da UFPE, onde coordena o Centro de Estudos e Pesquisas Regionais e do Desenvolvimento D&R UFPE/CNPq, além de integrar o Conselho Deliberativo do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento.

Assista ao evento na íntegra no canal do Procondel no YouTube clicando em Acessar.