Pesquisa Avançada

NAVEGUE PELO ACERVO DO CONSELHO DELIBERATIVO

Ano: Documento:
Palavras-chave:
 

Procondel

O Procondel é o projeto de preservação e disponibilização do acervo produzido pelo Conselho Deliberativo da Sudene – Condel, no período de 1959 a 2000. Realizado em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco, o Procondel tem como meta, até 2016, a preservação do acervo e a universalização de seu acesso. O objetivo deste site é gerar subsídios de análise, discussão e formulação de novos conhecimentos, de políticas públicas e fixação de diretrizes de desenvolvimento regional, servindo como contribuição para a academia, a governança, investidores e o público de modo geral.

As transformações econômicas e sociais sofridas pela região Nordeste nos últimos cinquenta anos tornam essencial o conhecimento das ações deflagradas pela Sudene, que estruturaram os estados nordestinos para o aporte de investimentos nos mais variados segmentos da economia. Estes investimentos foram capazes de atenuar, mas não resolver as desigualdades interregionais e intraregionais, que permanecem presentes até os dias hoje.

O acervo do Conselho Deliberativo da Sudene – Condel é de importância capital às pesquisas nas áreas social e econômica, considerando-se a atuação da Sudene para o desenvolvimento do Nordeste. A execução deste projeto proporciona o acesso e conhecimento da documentação parcialmente inédita produzida pelo “Parlamento Nordestino”, sendo uma fonte de pesquisa para estudiosos e subsídio para o conteúdo programático de várias áreas do conhecimento, como geologia, hidrologia, sociologia, economia, agronomia, educação, geografia, ciência da informação e planejamento.

O acervo tratado viabiliza a promoção de estudos, pesquisas, cursos e reflexão sistemática sobre a realidade socioeconômica, ambiental e política da região Nordeste no contexto mundial.

Não é possível entender a história da região Nordeste e do Brasil nos últimos 55 anos sem conhecer a atuação da Sudene na região. Além do diagnóstico produzido por técnicos qualificados abordando nossos impulsos e entraves, há o debate das lideranças políticas regionais e nacionais que ajudaram a formatar o moderno Estado brasileiro. Com este site, a Sudene dá mais um passo para o cumprimento do direito – que é de todos os brasileiros - de acesso à informação.

Ações

A primeira etapa do Procondel foi realizada no período de agosto de 2013 a março de 2014, compreendendo parte do acervo produzido no período de 1959 a 1970. Foi desenvolvida pesquisa nos jornais de maior circulação de Pernambuco, cujos produtos são matérias, editoriais e menções à Sudene de 1959 a 1964. Algumas matérias são selecionadas e comentadas na seção Linha do Tempo. Na primeira etapa, 65% da equipe foi composta pelo corpo docente e discente da Universidade Federal de Pernambuco e os outros 35% foram de universidades, escolas públicas e instituições parceiras.

O Procondel II, iniciado em abril de 2014 e finalizado em janeiro de 2015, deu prosseguimento às atividades da primeira etapa, com o tratamento de parte do acervo textual e sonoro de 1971 a 2000. Nesta etapa, foi realizada a identificação, edição e digitalização do acervo iconográfico, atividade realizada por bolsistas do curso de História da UFPE. O Procondel II incluiu ainda a continuação das pesquisas nos jornais de Pernambuco, bem como a coleta de depoimentos em vídeo de ex-colaboradores da Sudene. Além do acervo tratado e disponibilizado no site do projeto, o Procondel publicou o primeiro volume da série "O Nordeste Brasileiro em Questão: Uma Agenda para Reflexão", editado pela Sudene e organizado por Marcos Costa Lima e Angela Nascimento. O livro traz artigos de economistas, cientistas políticos, sociólogos, arquitetos, professores de várias instituições de ensino e jornalistas convidados, bem como um texto inédito de Celso Furtado, gentilmente cedido por sua viúva Rosa Freire d’Aguiar, que também participa do livro como co-autora. A obra está disponível em versão digital, no site do Procondel. Esta etapa do projeto contou com uma equipe de 30 pessoas, a maior parte alunos e professores da Universidade Federal de Pernambuco, dos Departamentos de Administração, Ciência da Informação, Ciência Política, Comunicação Social e História. 

O Procondel iniciou em 2015 sua terceira etapa, onde estão sendo tratados os relatórios de 1960 a 2000, bem como os pareceres de 1971 a 1975, documentos produzidos pelo Conselho. O projeto prevê a coleta de depoimentos de colaboradores do e sua transcrição, além da digitalização e preservação de 125 fitas de áudio e 200 fitas VHS. Esta etapa compreende ainda a pesquisa em jornais de Pernambuco de 1967 a 1980 sobre temas relacionados à Sudene e ao desenvolvimento do Nordeste, cujo conteúdo comporá banco de dados disponibilizado aos pesquisadores, a realização dos Ciclos de Debates Sudene em estados da região e a publicação do segundo volume da série "O Nordeste Brasileiro em Questão: Uma Agenda para Reflexão", que busca aprofundar a reflexão sobre temas importantes ligados ao desenvolvimento do Nordeste, a partir de uma abordagem multidisciplinar. A previsão de encerramento desta etapa do projeto é julho de 2016. A equipe é composta por pesquisadores e professores dos departamentos de Ciência da Informação, Ciência Política, Comunicação Social, História e Direito da UFPE, com coordenação científica do professor Marcos Costa Lima (Ciência Política/UFPE) e coordenação executiva da professora Angela Nascimento (Procondel).

Memória e curadoria digital

Os princípios de Memória para a Ciência da Informação estão vinculados ao conceito de Curadoria Digital, que compreende um conjunto de estratégias que proporcionam a preservação e o acesso aos acervos.

Este projeto se fundamenta nos princípios da Memória utilizando os instrumentos da Organização da informação e do Comportamento informacional para disseminação e acesso do acervo textual, que data do período de 1959 a 2000.

Desta forma, envolve os instrumentos da organização da informação, com a representação da informação em metadados, e do comportamento informacional, em suas formas e modos para a busca de informação no acervo digital, além das estratégias tecnológicas para a gestão de dados com um sistema recuperação da informação.

Metodologia de acesso

Os procedimentos aplicados envolveram a descrição em metadados de cada espécie documental, com elementos que descrevem todo o fluxo informacional, como a autoria, resumo, assunto e relação com outros tipos que fazem parte do acervo; e a digitalização, com a conversão do formato analógico para o digital.

O projeto obedece aos mecanismos metodológicos desenvolvidos pela equipe com a proposta de preservação - digitalização em alta resolução, e de acesso, com o tratamento adequado às necessidades de busca, recuperação e acesso à informação.

Diante dos atuais modos de uso da informação na sociedade contemporânea, o projeto prevê a adequação às necessidades dos usuários para que possam dialogar com o acervo, ao assumir a posição de pesquisador direcionado à fonte de informação íntegra.

Documentos

O acervo textual disponibilizado é representado pelos seguintes tipos documentais:

ATAS (1959-1970): Relatos ou resenhas por escrito das sessões ou cerimônias.

Toda reunião do Conselho Deliberativo da Sudene - Condel era registrada em ata. Este documento, numerado sequencialmente independente do calendário anual, além de ser arquivado de forma cronológica e pela numeração crescente, era distribuída com todos os membros do Conselho. As reuniões podiam ser ordinárias ou extraordinárias.

PARECERES (1960-1970): Opinião, juízo, voto, opinião de técnico relativa a um caso ou assunto.

Todos os pleitos de empresas, de qualquer segmento eram submetidos à área correspondente, onde técnicos emitiam o parecer, auxiliando o Conselho Deliberativo da Sudene - Condel a tomar a decisão de atender ou não o pleito.

PROPOSIÇÕES (1962-1970): Ato de propor, de submeter a exame ou deliberação, proposta.

As ações governamentais executadas pela Sudene ou por algumas das subsidiárias por ela criadas, eram submetidas à aprovação do Conselho Deliberativo da Sudene - Condel.

RELATÓRIOS (em breve): É a descrição minuciosa e circunstanciada dos fatos ocorridos na gerência de administração pública ou de sociedade.

A Sudene tinha o papel de Secretaria Executiva no Conselho Deliberativo – Condel e, portanto, em todas as reuniões, era apresentado o relatório de suas atividades desde a última reunião.

RESOLUÇÕES (1960-1970): É um ato normativo que tem o propósito de deliberação, decisão.

Todas as decisões do Conselho Deliberativo da Sudene - Condel eram normatizadas por meio de Resolução emitida pelo Superintendente da Sudene.