A Cecine (Coordenadoria do Ensino de Ciências do Nordeste), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Pernambuco, promove amanhã (2) a primeira edição de um Ciclo de Palestras Temáticas que comemoram os 50 anos de criação do órgão, com o tema Meio Ambiente. Às 9h, acontece a palestra "Mudanças Climáticas e recursos hídricos: aplicações no estado de Pernambuco". As atividades continuam à tarde, a partir das 14h, com a palestra "A caatinga e seu potencial biotecnológico".
Fundado em 1965, o Centro de Ensino de Ciências do Nordeste foi criado por meio de convênio entre a Universidade Federal de Pernambuco, a Sudene e Fundação Ford com o objetivo de sanar a deficiência da oferta de professores qualificados por meio de treinamentos de professores e instalação de laboratórios de física, química e biologia nos colégios públicos de ensino médio. Pernambuco recebeu dois laboratórios de física, quatro de química, oito de biologia e seis polivalentes, num total de 20 laboratórios. Em relação aos recursos financeiros, o Cecine recebeu a quantia de Cr$ 1.187.000,00 (um milhão, cento e oitenta e sete mil cruzeiros). Acesse a
Resolução 1560 do Conselho Deliberativo da Sudene, de 1965, que aprova a minuta do convênio entre a autarquia e a Universidade de Recife (atual UFPE), para execução de um programa visando ao fucionamento do Cecine.