Pesquisa Avançada

NAVEGUE PELO ACERVO DO CONSELHO DELIBERATIVO

Ano: Documento:
Palavras-chave:
 

Notícia

Da Capesa à Ceasa: ações da Sudene na área de abastecimento alimentar
6 de Agosto de 2015
Compartilhar:
No último dia 02 de agosto, o Jornal do Commercio (PE) publicou a matéria "Uma cidade chamada Ceasa", sobre a central de abastecimento do Recife. O espaço, primeiro do gênero no país, conta atualmente 1.340 boxes distribuídos em uma área de 580.000 m² e recebe um fluxo diário de 55 mil pessoas. A história da Ceasa-PE começou em 1960 com a vinda de uma equipe de técnicos franceses, convidada pelo então superintendente da Sudene, Celso Furtado, para a elaboração de um projeto de abastecimento urbano para as cidades do Nordeste. Em 1962, após dois anos de pesquisas, a equipe apresentou o documento "Contribuições ao Estudo de Infraestrutura de Abastecimento Urbano do Nordeste Brasileiro", que sugeria a criação de três grandes centrais de abastecimento nas principais capitais nordestinas: Recife, Salvador e Fortaleza. 
A Resolução 380, de 4 de abril de 1962 (imagem ao lado), aprovou a Proposição 007/1962  da Secretaria Executiva do Conselho Deliberativo da Sudene sobre a participação da autarquia na organização da sociedade de economia mista denominada Central de Abastecimento de Pernambuco S.A. (Capesa), "visando a racionalização do abastecimento alimentar da cidade do Recife, e destinada, fundamentalmente, entre outros objetivos, a facilitar as operações de compra e venda de alimentos em grosso, bem como transações mais diretas com os produtores, proporcionar adequada distribuição de estoques e escoamento mais eficiente para a comercialização e varejo".
Saiba mais sobre a criação da Ceasa acessando o artigo "Da Capesa à Ceasa: o pioneirismo da Sudene na área de abastecimento alimentar", disponível na seção Periscópio, clicando aqui.