Pesquisa Avançada

NAVEGUE PELO ACERVO DO CONSELHO DELIBERATIVO

Ano: Documento:
Palavras-chave:
 

Notícia

Ciclo de Debates Sudene discute as potencialidades econômicas do Agreste nordestino
18 de Agosto de 2015
Compartilhar:

Em sua terceira edição, a primeira realizada fora de uma capital, o Ciclo de Debates Sudene chega a Caruaru (PE) no dia 31 de agosto para discutir as potencialidades econômicas do Agreste nordestino. Marcado pelas pequenas e médias propriedades rurais voltadas à policultura e à pecuária leiteira, o Agreste vem nos últimos anos consolidando diversos polos de desenvolvimento. O Polo de Confecções pernambucano, por exemplo, gerou um faturamento de R$ 1,1 bilhão só em 2011. A cidade de Toritama teve, entre 2000 e 2010, um aumento de 63% da sua população, enquanto o PIB cresceu 101,2%. Em 2013, de acordo com estudo desenvolvido pelo Sebrae, o polo já somava 18.803 unidades produtivas, gerando 107.177 empregos.

A primeira mesa debaterá os desafios e perspectivas do desenvolvimento da região, enquanto a segunda mesa discutirá o caso do Polo de Confecções, a partir de seus eixos econômico, ambiental, social e tecnológico. Participam desta edição do Ciclo de Debates Sudene representantes da Sudene, Sebrae, Prefeitura Municipal de Caruaru, Associação Comercial e Industrial de Caruaru (Acic), Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O evento acontece no Auditório Novo da 2ª Etapa do Campus do Agreste da UFPE.

O Ciclo de Debates Sudene é uma atividade do Procondel que se insere na missão da autarquia de “articular e fomentar a cooperação das forças sociais representativas para promover o desenvolvimento includente e sustentável do Nordeste, a preservação cultural e a integração competitiva da base econômica da Região nos mercados nacional e internacional”, por meio da discussão com a sociedade sobre temas atuais, nos quais a Sudene sempre foi inovadora. Celso Furtado, mais que um economista, foi um pensador do desenvolvimento, e, neste sentido, a instituição por ele concebida segue cumprindo seu papel de discutir temas como cidades médias, mobilidade, a questão energética, educação, cultura, a questão regional, a questão da terra, gestão ambiental, entre outros.

Clique aqui para se inscrever e para acessar a programação completa do evento.