A equipe do Procondel esteve em Alagoas na semana passada com o objetivo de fechar parcerias para a realização da quarta edição do Ciclo de Debates Sudene e coletar depoimentos de ex-integrantes do Conselho Deliberativo da autarquia.
Na quarta-feira (21), em Delmiro Gouveia, no sertão do São Francisco alagoano, a coordenadora executiva do projeto Angela Nascimento reuniu-se com o diretor-geral do campus Sertão da Universidade Federal de Alagoas, Agnaldo José dos Santos. A instituição irá sediar o Ciclo de Debates, no próximo dia 7 de dezembro. Angela visitou ainda a centenária tecelagem Fábrica da Pedra (Grupo Carlos Lyra), fundada pelo próprio Delmiro Gouveia, onde se reuniu com o gerente administrativo Luiz Anhaguera Lessa da Rocha, e a Rádio Delmiro FM, onde falou sobre o Procondel. Em Paulo Afonso, do lado baiano do rio, ela participou de reunião com Augusto Cézar Vieira de Souza, administrador regional da Chesf, instituição parceira do projeto.
Na manhã da sexta-feira (23), a equipe do Procondel esteve no município de Barra de Santo Antônio, no litoral norte do estado, para colher o depoimento do general Nilton Moreira Rodrigues, que foi superintendente da Sudene entre 1994 e 1998. À tarde, em Maceió, foi entrevistado Elionaldo Magalhães, que comandou a autarquia entre 1991 e 1992.
Amanhã (28), Angela e três bolsistas do curso de Cinema da UFPE viajam a Fortaleza (CE), onde entrevistam o ex-governador do Ceará Gonzaga Mota e os ex-superintendentes Adauto Bezerra e Valfrido Salmito Filho, o mais longevo da história da Sudene (1978 a 1984), tendo participado de 114 reuniões do Conselho Deliberativo da autarquia (tanto como superintendente quanto como representante do Banco do Nordeste). Os vídeos estarão disponíveis em breve no canal do Procondel no YouTube.