Pesquisa Avançada

NAVEGUE PELO ACERVO DO CONSELHO DELIBERATIVO

Ano: Documento:
Palavras-chave:
 

Notícia

Delmiro Gouveia (AL) sedia o IV Ciclo de Debates Sudene
14 de Março de 2016
Compartilhar:
No dia 21 de março, o Procondel Sudene promove na cidade de Delmiro Gouveia, no sertão de Alagoas, a quarta edição do Ciclo de Debates Sudene, com o tema “Energia, Desenvolvimento e Meio Ambiente”. O objetivo do evento, a ser realizado no auditório do Campus do Sertão/UFAL, é discutir os desafios e perspectivas do desenvolvimento da região do sertão do São Francisco, que se espalha por quatro estados nordestinos (Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas), a partir de seus aspectos energéticos, ambientais e socioeconômicos. 

Em Delmiro Gouveia, município localizado às margens da cachoeira de Paulo Afonso, no rio São Francisco, foi construída em 1913 a usina hidrelétrica de Angiquinho, primeira da região Nordeste. Anos depois, em 1948, era iniciada na região a construção do Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso, que atualmente produz 4.300 MW de eletricidade. Hoje, são realizadas as obras de transposição do rio São Francisco, que ao mesmo tempo em que prometem amenizar os problemas da seca e trazer desenvolvimento, provocam discussões sobre os possíveis impactos no ecossistema da região.

As mesas estão divididas em três eixos de discussão: Energia, Desenvolvimento e Meio Ambiente. Participam desta edição do Ciclo de Debates Sudene representantes da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) do Governo do estado de Pernambuco e do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF). O evento é promovido pelo Procondel Sudene, projeto da Sudene e da UFPE, com apoio do Campus do Sertão/UFAL, da Fapeal, do Sebrae Alagoas e da Chesf. Clique aqui para acessar o formulário de inscrição.

O Ciclo de Debates Sudene é uma atividade do Procondel que se insere na missão da autarquia de “articular e fomentar a cooperação das forças sociais representativas para promover o desenvolvimento includente e sustentável do Nordeste, a preservação cultural e a integração competitiva da base econômica da Região nos mercados nacional e internacional”, por meio da discussão com a sociedade sobre temas atuais, nos quais a Sudene sempre foi inovadora. Celso Furtado, mais que um economista, foi um pensador do desenvolvimento, e, neste sentido, a instituição por ele concebida segue cumprindo seu papel de discutir temas como cidades médias, mobilidade, a questão energética, educação, cultura, a questão regional, a questão da terra, gestão ambiental, entre outros.
 

SERVIÇO

Ciclo de Debates Sudene – Energia, Desenvolvimento e Meio Ambiente
21 de março de 2016 – 14h30 a 21h
Auditório do Campus do Sertão/UFAL – Delmiro Gouveia - AL
Inscrições pelo site https://goo.gl/3CA5CP

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

14h30 às 15h
Mesa de abertura

15h às 16h30
Mesa 1 - Energia
José Carlos de Miranda Farias - diretor-presidente da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf)
Prof. Dr. Agnaldo José dos Santos - diretor geral do Campus do Sertão/UFAL
Prof. Dr. Dilson Batista Ferreira - professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/UFAL

16h30 às 18h
Mesa 2 - Desenvolvimento
Prof. Dr. Marcos Costa Lima - coordenador científico do Procondel e professor do Departamento de Ciência Política/UFPE
Prof. Dr. Fabio Guedes Gomes - presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e professor do Departamento de Economia/UFAL
Prof. Me. Edvaldo Nascimento - doutorando em Educação/UFPE e vereador de Delmiro Gouveia (AL)

19h às 21h
Mesa 3 - Meio Ambiente
Uilton Tuxá - coordenador da Câmara Consultiva do Submédio São Francisco/Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF)
Prof. Dr. Márcio Gomes Barboza - superintendente de Infraestrutura (Sinfra/UFAL) e professor do Centro de Tecnologia/UFAL
Prof. Dr. Giovanni de Farias Seabra - professor do Departamento de Geociências/UFPB
Sérgio Xavier - Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Governo de Pernambuco