Pesquisa Avançada

NAVEGUE PELO ACERVO DO CONSELHO DELIBERATIVO

Ano: Documento:
Palavras-chave:
 

Notícia

Cidades médias em pauta no V Ciclo de Debates Sudene (ASSISTA NA ÍNTEGRA)
20 de Abril de 2016
Compartilhar:
Os desafios das cidades médias foram tema da quinta edição do Ciclo de Debates Sudene, realizado na última segunda-feira (18), no auditório da Biblioteca Central da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em Campina Grande. O evento contou com 114 participantes, entre alunos dos cursos de pós-graduação da UEPB e de outras universidades, além de gestores de diversos municípios paraibanos.

A mesa de abertura foi formada pelo reitor da UEPB, Prof. Dr. Antonio Guedes Rangel Júnior, pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Dra. Maria José de Lima e pelo professor do Departamento de Ciência Política da UFPE e coordenador científico do Procondel Sudene, Marcos Costa Lima. Em seguida, a coordenadora executiva do Procondel Sudene Angela Nascimento apresentou o estudo "Programas Prioritários para Capitais e Cidades de Porte Médio do Nordeste" desenvolvido em 1975 por meio de convênio firmado entre o Instituto de Pesquisas Aplicadas (Ipea), a Comissão Nacional de Planejamento Urbano (CNPU) e a Sudene (ver apresentação em PDF). O trabalho, no qual foram selecionadas 34 cidades dos nove estados do Nordeste e mais Minas Gerais, entre elas Campina Grande, tinha como objetivo elencar programas e projetos para o desenvolvimento sustentável das cidades médias da região.

A mesa principal contou com o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UEPB/UFCG, Prof. Dr. José Luciano Albino Barbosa, e o pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação da UEPB, Prof. Dr. Cidoval Morais (ver apresentação em PDF), além de Marcos Costa Lima (ver apresentação em PDF). Foram abordados temas como saneamento, adensamento urbano, lixo, educação, mobilidade urbana, políticas públicas, tecnologias e as redefinições de centralidade, todas direcionadas às cidades de médio porte. O V Ciclo de Debates Sudene foi realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, parceria da Universidade Estadual da Paraíba e da Universidade Federal de Campina Grande, e pelo Procondel Sudene, projeto da Sudene e da Universidade Federal de Pernambuco.

Assista ao evento na íntegra no canal do Procondel no YouTube clicando aqui. Confira imagens do evento na galeria de fotos na página do Procondel no Facebook, clicando aqui.