Pesquisa Avançada

NAVEGUE PELO ACERVO DO CONSELHO DELIBERATIVO

Ano: Documento:
Palavras-chave:
 

Notícia

Há 57 anos: Instalação do Codeno e Seminário para o Desenvolvimento do Nordeste em Garanhuns (PE)
26 de Abril de 2016
Compartilhar:
Há 57 anos, no dia 25 de abril de 1959, era instalado no Teatro de Santa Isabel, no Recife, o Conselho de Desenvolvimento do Nordeste (Codeno). O presidente Juscelino Kubitschek compareceu ao evento, acompanhado do ministro da Viação e Obras Públicas Lúcio Martins Meira e de cinco congressistas: Etelvino Lins, Aluízio Alves (presidente da Comissão do Polígono das Secas), José Candido Ferraz, Dino Ferreira e Colombo Souza. Nove governadores estiveram presentes: Matos Carvalho (Maranhão), Chagas Rodrigues (Piauí), Parfisal Barroso (Ceará), Dinarte Mariz (Rio Grande do Norte), Pedro Gondim (Paraíba), Cid Sampaio (Pernambuco), Luiz Garcia (Sergipe), Juracy Magalhães (Bahia), coronel José Francisco da Costa (Território Federal de Fernando de Noronha).

No dia seguinte, às 10h, no Auditório da antiga Delegacia Federal de Saúde, na rua Conde da Boa Vista, 1570, também no Recife, foi realizada a primeira reunião do Codeno. O encontro foi presidido pelo governador de Pernambuco, Cid Feijó Sampaio, e contou com a participação do economista Celso Furtado, então diretor-executivo do Conselho. O principal assunto em pauta foi o Regimento Interno do referido Conselho, aprovado por unanimidade (ver ata da reunião). O Codeno antecedeu a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), instituída em 15 de dezembro de 1959.

No mesmo dia da instalação do Codeno, em Garanhuns, no Agreste Meridional de Pernambuco, o presidente Kubitschek abriu o Seminário para o Desenvolvimento do Nordeste. Promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o evento seguiu até o dia 3 de maio e contou com a presença de governadores da região, ministros de Estado e representantes das Forças Armadas. Participaram também técnicos de órgãos governamentais especializados e organismos internacionais - como OEA, OPA, FAO e ONU -, representantes de todas as federações industriais do país e grupos financeiros e industriais da França, Bélgica, Japão, Estados Unidos, Holanda, Inglaterra, Itália, Israel e Alemanha Ocidental. Os bispos do Nordeste, que já haviam realizado um encontro para alertar e discutir os problemas socioeconômicos da região em 1956 (Campina Grande-PB), também compareceram ao evento.
 
A Celso Furtado, então diretor do Codeno, coube dirigir os trabalhos de abertura do Seminário. A abertura do evento foi realizada com os discursos do presidente JK, de Lídio Lunardi, presidente da CNI, e de Pedro Paulo Penido, presidente do Conselho Nacional do SESI. "Chegamos à conclusão de que o nosso próprio crescimento será perigoso para o equilíbrio da Nação, se persistir a terrível coexistência de zonas cada vez mais prósperas com outras estagnadas, sob o trágico domínio do subdesenvolvimento", disse Kubitschek na ocasião.
 
No seminário foram tratados os problemas nordestinos, desde a política industrial até assuntos como reforma agrária, instalação de usinas siderúrgicas, financiamento dos empreendimentos regionais, produção de alimentos, emprego de mão de obra e eletrificação.
 
Saiba mais sobre o Codeno, o Seminário para o Desenvolvimento do Nordeste e a criação da Sudene em "A Sudene de Celso Furtado, 1958-1964", pesquisa realizada em 2009 para o Centro Celso Furtado, coordenada pelo professor do Departamento de Ciência Política da UFPE, diretor do Núcleo de Estudos e Pesquisas Regionais e do Desenvolvimento (D&R) e coordenador científico do Procondel Marcos Costa Lima. Os resultados da pesquisa foram publicados na revista Cadernos do Desenvolvimento, ano 6, nº 8, de maio de 2011.