Pesquisa Avançada

NAVEGUE PELO ACERVO DO CONSELHO DELIBERATIVO

Ano: Documento:
Palavras-chave:
 

Notícia

Sedes dos Institutos Ásia, África e América Latina são inauguradas na UFPE
5 de Maio de 2016
Compartilhar:
Foram inauguradas hoje (5) pela manhã, na Biblioteca Central do Campus Recife da UFPE, as instalações dos institutos regionais da universidade – Ásia, África e América Latina -, que passam a funcionar em salas específicas no hall térreo do prédio. O evento, que contou com a presença do reitor Anísio Brasileiro, marcou também a retomada do Instituto Futuro, com a palestra “O futuro do entendimento de fronteira e das relações entre os povos”. Participaram do debate os professores Marco Mondaini, do Instituto África, Marcos Costa Lima, do Instituto Ásia, Paulo Henrique Martins, do Instituto América Latina, e Maria de Jesus de Britto Leite, do Instituto Futuro.

Para o professor Marcos Costa Lima, que também atua como coordenador científico do Procondel, os institutos surgiram a partir de uma demanda dos alunos e professores da universidade no sentido de aprofundar parcerias com instituições de outras regiões do mundo. "Os problemas compartilhados por essas três regiões são parecidos com os enfrentados pelo Nordeste e, neste sentido, é preciso fortalecer as parcerias e os intercâmbios de pesquisas e soluções", afirmou.

De acordo com a coordenadora do Instituto Futuro e professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) Maria de Jesus, a atividade é a primeira oficina do Prospecta Recife, uma série de reuniões, seminários e exposições mensais programadas paro o biênio 2016-2017 que irão discutir o futuro da técnica e do planeta, a partir de debates interdisciplinares entre os campos da Ciência, do Humanismo e da Cultura.