Pesquisa Avançada

NAVEGUE PELO ACERVO DO CONSELHO DELIBERATIVO

Ano: Documento:
Palavras-chave:
 

Notícia

Procondel apresenta andamento de atividades e ações para próxima etapa do projeto
19 de Maio de 2016
Compartilhar:
Fonte: Ascom Sudene

Buscando dar continuidade à quarta etapa do projeto de preservação e disponibilização do acervo produzido pelo Conselho Deliberativo da Sudene, os coordenadores do Procondel, Marcos Costa Lima e Ângela Nascimento reuniram-se com coordenadores e diretores da Sudene na tarde desta quinta-feira. No encontro, os representantes da iniciativa apresentaram os números alcançados pelo projeto e buscaram estruturar novos encaminhamentos para garantir execução do próximo passo: digitalizar os 20% restantes dos impressos produzidos pelo Condel entre 1959 e 2000.

Os resultados apresentados dão conta de que mais de 18 mil documentos estão disponíveis para consultas através do site do Procondel. O trabalho de pesquisa da equipe incluiu, entre outras ações, a pesquisa em mais de 13 mil matérias de jornais pernambucanos, a digitalização de mais de quatro mil fotografias e o registro de 19 depoimentos em vídeo com personalidades que fizeram parte da história da Sudene. O levantamento de informações históricas pertinentes à autarquia antes de sua extinção resultou na produção de 14 artigos científicos e publicação de livros com temas que discutem desde a fundamentação da política de desenvolvimento regional que balizou a criação da Sudene a questões mais contemporâneas sobre a agenda Nordeste, incluindo ciência e tecnologia, mercado de trabalho, inovação, entre outros assuntos.

Durante a apresentação do site do Procondel, a coordenadora Ângela Nascimento destacou a variedade de buscas que o internauta pode fazer no acervo até então digitalizado. Também deu destaque para o alcance que o espaço eletrônico tem obtido: foram registrados diversos acessos do exterior, com destaque para Estados Unidos e China.

Marcos Costa Lima, coordenador científico do Procondel e professor da UFPE, lembrou dos laços construídos com o Centro Internacional Celso Furtado, que permitiu valioso intercâmbio de informações, e da relevância do projeto para a produção acadêmica dos alunos. “O Procondel tem grande importância para o aprimoramento dos estudantes. Alguns já utilizam os temas das pesquisas para monografias e dissertações. Para nós, isto é fundamental”, complementou o pesquisador.

O superintendente interino, Ricardo Barros, avaliou que o Procondel reforça a importância política da Sudene no cenário nacional. Junto com os diretores Emilio Pacceli (Administração), Sérgio Alencar (Planejamento) e demais coordenadores, Barros elogiou os resultados obtidos e construiu uma agenda para formação de um grupo de trabalho que avalie a próxima etapa do Procondel, determinando metodologias, prazos e metas a serem alcançadas. A Sudene também irá avaliar quais instrumentos legais poderão ser utilizados para permitir a continuidade do projeto.