Pesquisa Avançada

NAVEGUE PELO ACERVO DO CONSELHO DELIBERATIVO

Ano: Documento:
Palavras-chave:
 

Notícia

Acervo textual do Condel ganha reencadernação
13 de Junho de 2016
Compartilhar:
Como parte do processo de preservação dos documentos produzidos pelo Conselho Deliberativo da Sudene entre 1959 e 2000, o Procondel está reencadernando o material já digitalizado e disponibilizado no site do projeto. Já estão reencadernados 38 volumes de Atas produzidas pelo Conselho Deliberativo da Sudene entre 1959 e 2000. Os documentos haviam sido descritos, desencadernados, digitalizados e editados pela equipe de bolsistas de Ciência da Informação do Procondel no Laboratório de Tecnologia para o Conhecimento da UFPE, o Liber.
 
De acordo com a coordenadora executiva do Procondel Sudene Angela Nascimento, a sistemática da administração do Condel consistia em encadernar os documentos anualmente, por meio de processos licitatórios distintos, por isso não havia padronização entre os volumes. "Um dos responsáveis pela reencadernação, o gráfico Antônio Mamede Ribeiro, já havia trabalhado com os mesmos documentos há mais de 30 anos", conta Angela. Durante o processo, foram corrigidos erros que haviam sido previamente detectados pela equipe, como páginas fora de ordem e em duplicidade, além da ausência de alguns documentos. "Nestes casos, decidimos informar os problemas na folha de rosto de cada volume", explica a coordenadora.
 
Com a reencadernação da série Atas, o processo será replicado nas séries Proposições e Resoluções. As duas séries documentais serão concluídas até o fim do Procondel 3, em 31 de julho. As demais séries (Pareceres e Relatórios) serão reencadernadas durante a quarta etapa do projeto. De acordo com Angela, a encadernação é fundamental para proteger os documentos, especialmente em locais de temperatura e umidade relativa do ar altas como o Recife. "Tão importante quanto a preservação digital é a preservação analógica, pois trata-se de um acervo de importância histórica", frisa a coordenadora.