Pesquisa Avançada

NAVEGUE PELO ACERVO DO CONSELHO DELIBERATIVO

Ano: Documento:
Palavras-chave:
 

Notícia

Encontrabilidade no acervo textual do Condel é tema de TCC da UFPE
22 de Julho de 2016
Compartilhar:
A estudante de Biblioteconomia da UFPE Cainara Borges de Carvalho defendeu na última terça-feira (19) seu trabalho de conclusão de curso, com o tema "Custódia e Pós Custódia no Condel: a encontrabilidade da temática incentivos fiscais/financeiros no arquivo do Conselho Deliberativo da Sudene". Cainara, que foi bolsista do Procondel desde o início do projeto, em agosto de 2013, até maio deste ano, teve como orientadora a Profa. Dra. Májory Miranda, do Departamento de Ciência da Informação (DCI) da UFPE e coordenadora do projeto. A banca foi composta ainda pelo Prof. Dr. Marcos Galindo, também do DCI/UFPE, e pelo especialista em Informação Tecnológica e coordenador de tratamento do acervo textual do Procondel Evaldo Rosa de Souza.

O trabalho de Cainara tem como foco nos procedimentos voltados às empresas privadas atendidas pelos incentivos fiscais da Sudene no período de 1959 a 1964, tendo como fonte de pesquisa os pareceres do Conselho Deliberativo da autarquia disponibilizados no site do Procondel. Foram utilizadas listagens de uma temática específica (no caso, os incentivos fiscais concedidos pela Sudene por meio do Condel) para explorar o conceito de encontrabilidade da informação, ou seja, como um usuário comum pode, a partir de buscas no acervo, encontrar as informações que procura. "O objetivo é construir listas de vocabulário controlado que possam ajudar o usuário comum a encontrar a informação que ele busca, pois quanto mais estruturada a informação, mais precisa a busca", explica Májory.

De acordo com Májory, "é necessário ter uma preocupação em tornar pública a informação que está custodiada, dar acesso a essa informação". Para ela, projetos como Procondel representam um novo paradigma para a Ciência da Informação, no sentido da democratização do acesso por meio da disponibilização de um repósitório gratuito. "Existe também uma importante contribuição científica do projeto, que é sua interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, unindo pesquisadores e graduandos de áreas como Ciência da Informação, Comunicação e Ciência Política. É um projeto muito rico, e que deve ser replicado em outros projetos que tratam de acervos memorialísticos", defende.

Para Marcos Galindo, também do DCI-UFPE, "a grande contribuição da Sudene foi gerar informação para o planejamento do desenvolvimento do Nordeste". Para o professor, "o Procondel representa o maior esforço de qualificação informacional já produzido no país, e isso tem um papel importante não só para a memória do desenvolvimento do Nordeste, mas também em relação às metodologias desenvolvidas que devem ser replicadas em outros projetos que tratam de acervos memorialísticos". O professor lembrou ainda da forte relação existente entre a Sudene e a UFPE, exemplificada pelo Procondel, que vem desde a criação da autarquia: "Vários cursos de graduação e pós-graduação foram criados com o apoio da Sudene", lembrou, frisando que "até o terreno onde hoje existe o prédio da Sudene foi cedido pela Universidade".

MONITORAMENTO DO SITE DO PROCONDEL - No último dia 8 de julho, o estudante de Gestão da Informação da UFPE Fabrício Alves da Silva defendeu trabalho de conclusão de curso com o tema "Interoperabilidade entre as ferramentas Google Analytics e Fusion Tables: um estudo de caso com os dados de monitoramento do website Procondel", orientado pelo Prof. Dr. Célio Andrade de Santana Júnior, do DCI/UFPE. Fabrício também foi bolsista do Procondel entre agosto de 2013 e maio de 2016, onde desempenhava a função de monitoramento do site e das redes sociais do projeto. De acordo com Fabrício, os relatórios de localização geográfica gerados pela ferramenta Google Analytics não satisfaziam as necessidades do projeto, por isso ele resolveu buscar num dos campos da Ciência da Informação, a interoperabilidade, a solução do problema. "O Fusion Table permite novas possibilidades de apresentar os dados de visitas, enriquecendo o trabalho", afirma o estudante, que utiliza como exemplo a possibilidade de gerar novos mapas de localização geográfica, indicando onde se concentram os usuários do site. "Essa interconexão de dados entre as ferramentas Google Analytics e Fusion Tables no projeto Procondel viabilizou a autonomia e manipulação de dados e interação e a integração entre sistemas de informação resultando na elaboração de relatórios mais eficazes e eficientes", conclui.

Ambos os trabalhos serão disponibilizados em breve na seção Publicações do site do Procondel.