Pesquisa Avançada

NAVEGUE PELO ACERVO DO CONSELHO DELIBERATIVO

Ano: Documento:
Palavras-chave:
 

Notícia

Ipea lança "Desenvolvimento Regional no Brasil – Políticas, Estratégias e Perspectivas" no Recife
19 de Maio de 2017
Compartilhar:
O Núcleo de Estudos e Pesquisas Regionais e do Desenvolvimento D&R da Universidade Federal de Pernambuco e o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) promovem no dia 25 de maio o lançamento no Recife do livro Desenvolvimento Regional no Brasil – Políticas, Estratégias e Perspectivas. O evento acontece a partir das 14h, no auditório 2 da Biblioteca Central do Campus Recife da UFPE, e contará com participação do co-organizador Aristides Monteiro Neto (Ipea) e do co-autor Valdeci Monteiro dos Santos (Unicap-PE/Ceplan), em debate mediado pelo professor Marcos Costa Lima e por Angela Nascimento, coordenador e pesquisadora do D&R, respectivamente.

Organizado por Aristides Monteiro Neto, Carlos Antônio Brandão e César Nunes de Castro, com prefácio do Professor Wilson Cano e participação de pesquisadores, professores e estudiosos das cinco regiões brasileiras e de diversas instituições, o livro é leitura obrigatória para quem quer compreender a questão regional brasileira. Os textos reunidos na coletânea promovem uma reflexão sobre as políticas regionais implementadas no país, seus instrumentos e suas estratégias, bem com a exploração de perspectivas para o futuro no debate regional, trazendo elementos de inovação para o debate regional no país. Ao lado de pensar sobre os êxitos, percalços e fracassos neste início de século XXI, traz também aportes para mudanças necessárias e apostas em novas estratégias institucionais para a política regional explícita brasileira.

Traçando um trajeto que passa por escalas territoriais diversas, os capítulos colocam luz sobre o problema regional inicialmente a partir de sua escala nacional ao apresentarem no começo do livro um panorama das políticas nacionais para o desenvolvimento regional, onde seus autores lembram que o Brasil tem uma tradição consolidada em políticas regionais que remontam aos anos 1950 até o presente. Políticas que não são monolíticas, transformando-se e aperfeiçoando-se de tempos em tempos. Avanços ocorridos no período mais recente são constatados não apenas nas políticas explícitas, mas também, mais fortemente, na interação entre estas e as políticas setoriais e sociais federais. Em particular, a política social federal, via seu gasto total e suas transferências de renda a pessoas pobres, foi capaz de fortalecer a demanda agregada em regiões como Norte e Nordeste do país e impulsionar a expansão do investimento privado.

O livro pode ser baixado na íntegra pelo site do Ipea em PDF, clicando aqui.

SERVIÇO:

Lançamento do livro Desenvolvimento Regional no Brasil – Políticas, Estratégias e Perspectivas no Recife
25 de maio, 14h, Biblioteca Central da UFPE
DEBATEDORES: Aristides Monteiro Neto (Ipea) e Valdeci Monteiro dos Santos (Unicap-PE/Ceplan)
MEDIADORES: Prof. Marcos Costa Lima (coordenador do D&R e professor do Departamento de Ciência Política/UFPE) e Angela Nascimento (pesquisadora do D&R)

Informações:
(81) 99966-6969

Confirmação de presença pelo e-mail: procondesudene@gmail.com