Pesquisa Avançada

NAVEGUE PELO ACERVO DO CONSELHO DELIBERATIVO

Ano: Documento:
Palavras-chave:
 

Publicação

O Nordeste Brasileiro em Questão: uma Agenda para Reflexão - Vol. 2 13 Jul 2017

O segundo volume de “O Nordeste Brasileiro em Questão: uma Agenda para Reflexão”, editado pela Sudene e organizado por Angela Nascimento e pelo professor Marcos Costa Lima (Ciência Política/UFPE), discute temas importantes para o entendimento e o enfrentamento da questão regional nordestina contemporânea, a partir da visão de profissionais, especialistas com reconhecido perfil acadêmico, em áreas diversas e complementares dos saberes como arquitetura, ciência política, economia, engenharia, educação, meio ambiente, relações internacionais e saúde. Entre os temas abordados, estão o padrão de crescimento econômico no período recente (2003/2012); os partidos políticos, movimentos sociais e oligarquias na região; a questão ambiental; a cidade do futuro, concebida a partir do Nordeste; suas metrópoles; os graves problemas da mobilidade; um panorama e determinantes das condições atuais de saúde; um panorama do programa Bolsa Família e suas repercussões regionais; as graves questões relativas à agricultura familiar; a educação profissional e técnica; o turismo de base local; a gestão das bacias hidrográficas e uma reflexão sobre a prática internacional dos estados nordestinos.

O primeiro capítulo do livro é dedicado à transcrição de uma entrevista realizada pelo Procondel em novembro de 2014 com Francisco de Oliveira, um dos mais importantes sociólogos brasileiros, professor titular aposentado de sociologia da Universidade de São Paulo e diretor do Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania da USP e autor de vasta obra. Oliveira, que foi superintendente adjunto da Sudene e braço direito de Celso Furtado nos primeiros cinco anos de funcionamento do órgão, traça uma breve trajetória de sua vida, de como conheceu Celso Furtado e chegou à autarquia, das dificuldades enfrentadas no cargo, sobretudo os embates com as oligarquias nordestinas, de como foi preso pelo militares e seu exílio em São Paulo. A entrevista está integralmente disponível no canal do Procondel no YouTube.

A publicação é um produto do Procondel, projeto de preservação e disponibilização do acervo produzido pelo Conselho Deliberativo da Sudene (Condel), concebido em 2012 e iniciado em 2013 por iniciativa da Diretoria Colegiada da instituição. A terceira etapa do projeto foi encerrada em agosto de 2016.

Clique em ACESSAR para baixar a versão digital do livro no formato ePub, que pode ser lido a partir de diferentes dispositivos de leitura, como computadores, tablets, eReaders e smartphones.

Para baixar o guia de leitura de ePubs (inclui links para baixar os aplicativos necessários), clique aqui.