Pesquisa Avançada

NAVEGUE PELO ACERVO DO CONSELHO DELIBERATIVO

Ano: Documento:
Palavras-chave:
 

Evento

II Ciclo de Debates Sudene - Celso Furtado: Uma Ausência Presente 17 Nov 2014

No dia 20 de novembro de 2014 completaram-se 10 anos da morte de Celso Furtado, idealizador e primeiro superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (1959–1964). Celso foi ainda o primeiro ministro de Estado do Planejamento (1962 -1963), bem como embaixador do Brasil junto à Comunidade Europeia (1985) e ministro da Cultura (1986–1988). Em homenagem a um dos mais importantes economistas e pensadores brasileiros, a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - correalizadoras do Procondel, projeto de preservação e digitalização do acervo do Conselho Deliberativo da antiga Sudene -, uniram-se à Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), à Fundação Joaquim Nabuco e à TV Universitária para realizar, entre os dias 17 e 20 de novembro de 2014, a "Semana Celso Furtado: Uma Ausência Presente", dentro da programação do Ciclo de Debates Sudene.

 

Entre as atividades promovidas dentro da Semana, estiveram a exibição do documentário “Um Sonho Intenso” (2014), inédito no Recife, na Biblioteca Central da UFPE e no Cinema da Fundação, seguido de debate com a presença do diretor José Mariani, que veio ao Recife exclusivamente para o evento. Em seu premiado filme anterior, "O Longo Amanhecer - Cinebiografia de Celso Furtado" (2004), o diretor José Mariani construiu um panorama da história recente do Brasil, a partir da análise das idéias do economista Celso Furtado e de sua participação em diversos projetos desenvolvidos no Brasil a partir dos anos 40, através de depoimentos de intelectuais e de imagens de época. "Um Sonho Intenso" aprofunda as discussões do filme anterior, trazendo um relato das transformações do processo socioeconômico brasileiro pontuado por interpretações de um grupo de economistas, historiadores e sociólogos, que oferecem uma história comentada do desenvolvimento socioeconômico de 1930 até os dias atuais.

 

As gerações mais novas conhecem muito pouco sobre este brasileiro que dedicou sua vida à causa do Brasil, no que diz respeito ao desenvolvimento regional e à superação das desigualdades sociais e econômicas do país. A leitura dos documentos produzidos pelo Conselho Deliberativo da Sudene (Condel) revelam quão atual era o pensamento de Celso Furtado e quão vanguardista foi sua gestão à frente de uma autarquia voltada para o planejamento, área em que foi pioneira na América Latina, e também executora, considerando o nível de desenvolvimento institucional dos Estados em sua área de atuação à época.

               

Em um momento de extrema polarização regional e socioeconômica, a questão do desenvolvimento regional se mostra extremamente atual e, ao mesmo tempo, pouco debatida. Neste sentido, entendemos por oportuno promover e trazer à discussão a profícua contribuição deste nordestino, cidadão do mundo, a todos, principalmente aos jovens para que, conhecendo um pouco da história, possam compreender melhor o momento atual e se engajem na busca de um país mais justo.

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 

17/11/2014

Biblioteca Central (UFPE)

9h30 às 12h - Exibição do documentário "Um Sonho Intenso" (2014)

Debate com o diretor do filme José Mariani, prof. Flávio Weinstein (UFPE) e prof. Fernando Weller (UFPE)

 

Cinema da Fundação (Rua Henrique Dias, 609 - Derby)

19h às 21h30 - Exibição do documentário "Um Sonho Intenso" (2014)

Debate com o diretor do filme José Mariani, prof. Marcos Costa Lima (UFPE/ Procondel) e prof. Gustavo Acioli (UFRPE)

 

18/11/2014

19h às 20h - Debate sobre Desenvolvimento Regional no programa Opinião Pernambuco (TV Universitária Recife - canal 11)

 

19/11/2014

Hall da Biblioteca Central da UFPE

15h – Abertura da Exposição “Celso Furtado: Vocação Nordeste”

 

20/11/2014

Unicap - Auditório 510A

15h às 17h - Criação da Sudene e a agenda política da imprensa: uma simbiose

Prof. Eduardo Ferreira(Unicap) e Mestranda Deijenane Gomes (UFPE/Procondel)

Mediador: Prof. Juliano Domingues (Unicap)

 

17h às 17h30 - Projeto de acesso democrático à informação institucional

Ma. Angela Nascimento (Procondel)

 

19h às 21h30 - Celso Furtado e a história do planejamento na América Latina

Profa. Beatriz Brussantin (Unicap) e Prof. Marcos Costa Lima (UFPE/Procondel)

Mediadora: Angela Belfort (Jornal do Commercio)


Clique em Acessar para ver o cartaz do evento.