Como parte das comemorações dos 60 anos do 1º Encontro dos Bispos do Nordeste, realizado em Campina Grande, a Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) e o Observatório Social do Nordeste (OBSERN) lançam na próxima quarta-feira (13), em Campina Grande (PB), o livro “Sob os signos da esperança e da responsabilidade social. Anais do primeiro e do segundo Encontros dos Bispos do Nordeste”, organizado pelo Arcebispo Metropolitano de Natal e presidente do Observatório, Dom Jaime Vieira Rocha. O livro apresenta uma coletânea sobre os encontros da CNBB e será lançado às 19h, no Auditório do Centro de Extensão José Farias da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no bairro de Bodocongó. A solenidade terá dois momentos: o lançamento da obra e palestra do professor Otamar de Carvalho, sócio do Centro Celso Furtado.
A obra tem como ponto de partida o ano de 1956, quando aconteceu em Campina Grande o primeiro encontro do Episcopado Nordestino, articulado e organizado pelo então arcebispo auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Helder Câmara, secretário geral da recém-criada CNBB. O encontro contou com a presença do então presidente da República, Juscelino Kubitscheck (foto), e foi essencial para mobilizar o poder público e a sociedade civil da época para a questão do Nordeste, em vista de ações concretas para a superação da pobreza extrema e das profundas desigualdades regionais. Várias iniciativas tendo em vista o desenvolvimento da região nasceram daquele encontro, a exemplo do Grupo de Trabalho pelo Desenvolvimento do Nordeste (GTDN), que deu origem à Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
Saiba mais sobre o Encontro dos Bispos do Nordeste no artigo "Nordeste, 60 anos depois: mudanças e permanências", de autoria dos bolsistas do Procondel Pedro Maranhão e Filipe Ramos, na seção
Periscópio.